Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros56Dossier: Emigração e ImigraçãoEmigraçãoMuitas américas: padrões de migra...

Dossier: Emigração e Imigração
Emigração

Muitas américas: padrões de migração transatlântica e escolha do destino no sul de portugal (séculos XIX e XX)

Modèle de migration transatlantiques et choix de la destination au sud du Portugal
Transatlantic migration patterns and destiny choices in South Portugal
Marcelo J. Borges
p. 83-104

Resumos

O artigo combina as perspectivas regional e local para analisar os factores que influenciaram a escolha do destino entre os migrantes transatlânticos originários do Algarve, no sul de Portugal. Nos finais do século XIX e início do século XX, a maioria dos migrantes algarvios ia para a Argentina. Contudo, um exame mais atento das variações intra-regionais revela um padrão mais complexo. A escolha do destino era influenciada por uma conjugação de factores micro e macro, incluindo características sociodemográficas, origem local, redes sociais e profissionais, mercados de trabalho e políticas de migração. A conjugação destes factores produziu fluxos diferenciados de migração transatlântica.

Topo da página

Notas do autor

Esta é uma versão resumida do texto publicado em inglês na revista Studi Emigrazione, 30, 150, Junho de 2003. Agradeço aos editores a autorização para a sua publicação em português. A investigação que deu lugar a este artigo foi generosamente financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, pela Biblioteca Nacional de Portugal e pelo Dickinson College. Tradução de Manuela Rocha revista pelo autor.

Texto integral

  • 1 Trata-se de três casos aleatoriamente escolhidos entre os pedidos de passaporte registados na prime (...)

1Em Janeiro de 1912, José Barriga, António Viegas e Manuel Coelho requereram passaportes no Governo Civil de Faro com o intuito de emigrarem para a América. Estes são três exemplos dos milhares de pessoas que emigraram do Algarve, e de outras regiões portuguesas, nesse ano1. Faziam parte de um movimento de migração laboral que foi aumentando continuamente ao longo do século XIX e atingiu o auge nos anos anteriores à I Guerra Mundial. Durante este extenso período, a América foi o destino ultramarino preferido, mas tinha diferentes signicados para estes migrantes algarvios. Para José, o destino nal era Buenos Aires; para António, Nova Iorque; e para Manuel, o Rio de Janeiro. O presente artigo analisa os factores que inuenciaram a escolha dos seus destinos e o signicado destas escolhas nos padrões mais gerais da migração transatlântica algarvia.

  • 2 Kamphoefner (1999), pp. 23-26.
  • 3 Emigração portuguesa (1912), pp. 4-5.

2Segundo Walter Kamphoefner, entre as explicações tradicionais da escolha do destino pelos migrantes incluem-se as seguintes: o predomínio de um destino principal como opção «por defeito»; a ligação entre emigração e comércio; a continuidade económica e prossional entre os lugares de origem e de destino; a atracção por sítios com religião semelhante; a inuência do recrutamento directo e da propaganda2. Se adaptássemos estas explicações ao caso do Algarve – acrescentando-lhes, eventualmente, outras, como a similitude da língua e uma tradição de contactos e intercâmbios – os emigrantes algarvios deveriam ter preferido, maioritariamente, a antiga colónia portuguesa do Brasil como destino. De facto, em 1912, 93% dos migrantes de Portugal continental foram para o Brasil. Mas, nesse ano, apenas 16% dos migrantes algarvios seguiram o mesmo caminho, tendo-se quase 80% deles aventurado mais para sul, até à Argentina3.

  • 4 Entre as panorâmicas gerais da migração portuguesa, figuram as seguintes: Serrão (1982); Godinho (1 (...)
  • 5 Os estudos de Jorge Arroteia sobre Aveiro e de Paulo Monteiro sobre a Lousã são duas das poucas aná (...)

3Longe de ser extraordinária, a distribuição da migração algarvia por destinos em 1912 era representativa de uma tendência regional mais vasta. O Algarve apresenta um padrão característico no contexto da migração portuguesa: nos nais do século XIX e na primeira metade do século XX, a Argentina era o seu principal destino transatlântico. Não obstante a importância dos uxos regionais e locais para a migração portuguesa, a historiograa tem-lhes prestado insuciente atenção. As excepções a esta regra são os vários estudos dedicados aos padrões migratórios dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, cujos migrantes iam para os Estados Unidos, a Guiana Britânica, a Venezuela e outros destinos, em percentagens superiores à dos que partiam para o Brasil4. Como mostra o caso algarvio e alguns exemplos de outras zonas, estas variações também existiram em Portugal continental5.

  • 6 Baganha (1990), pp. 30-48.
  • 7 Swierenga (1983 e 1993); e Kamphoefner (1999).

4Os uxos migratórios regionais, ainda que importantes, não bastam para explicar a escolha de destino pelos migrantes, sendo os uxos intra-regionais, frequentemente esquecidos, igualmente signicativos. No entanto, poucos estudos têm ido além dos pressupostos comuns e das tendências gerais para abordar os factores envolvidos na escolha do destino. No seu estudo sobre a migração portuguesa para os Estados Unidos, Maria Baganha apresenta uma das raras análises dessa escolha em relação ao caso português. Centrando-se na ilha Terceira, Açores, Baganha identica um «uxo dicotómico» de migração – com uma corrente para o Brasil e outra para os Estados Unidos – e conclui que, ao escolherem o destino, a inuência das redes locais e das experiências migratórias anteriores era mais importante do que as características individuais dos migrantes6. Relativamente a outros países, Robert Swierenga demonstrou a existência de uxos migratórios regionais nos Países Baixos, no nal do século XIX e inícios do século XX, com padrões de emigração diferenciados consoante o destino, e Walter Kamphoefner analisou os factores que explicam a escolha do destino entre os migrantes alemães do século XIX. Swierenga sublinha o impacto produzido pelas origens socioeconómicas e regionais dos migrantes na substituição dos Estados Unidos por outros destinos, ocorrida no nal do século XIX. À semelhança de Baganha, Kamphoefner realça a inuência das redes locais no processo de selecção do destino – aquilo que designa por explicação do «acaso associado à cadeia migratória»7.

5O Algarve apresenta um claro padrão de migração regional, acompanhado de variações intra-regionais importantes, de que os três casos apresentados no parágrafo inicial são um exemplo ilustrativo. Ao emigrar para a Argentina, José estava a seguir o caminho da maioria dos migrantes algarvios de então. Porém, António e Manuel zeram outras escolhas. Embora fossem todos algarvios, cada um dos migrantes estava ligado a circunstâncias locais e socioeconómicas especícas, que inuenciaram a sua escolha. José era um canteiro originário da freguesia rural de Estói; António era um marítimo da cidade portuária de Olhão; e Manuel também era marítimo, mas da freguesia de Ferragudo. O destino dos migrantes algarvios variou ao longo do tempo e em função de determinadas características sociodemográcas, da origem local e do desenvolvimento de redes migratórias. Também intervieram vários factores a nível macro – como as políticas migratórias, os transportes e os mercados de trabalho –, umas vezes facilitando outras limitando a escolha do destino. O presente artigo analisa a interacção destas variáveis centrando-se nos uxos do Algarve para a Argentina, Brasil e Estados Unidos, e combinando as abordagens regional e local.

Padrões de Migração Regionais

  • 8 Esta breve caracterização baseia-se na análise das estatísticas oficiais e da informação não public (...)

6A emigração ultramarina algarvia aumentou durante o século XIX, mas só mais tarde atingiu os mesmos níveis registados no norte e no centro de Portugal, já que os destinos internos e de média distância atraíam uma percentagem maior dos migrantes. O número de migrantes ultramarinos começou a aumentar no nal do século XIX, atingindo níveis sem precedentes entre 1908 e 1913, sobretudo em 1912. Após uma acentuada queda durante a I Guerra Mundial, a emigração recomeçou a aumentar em 1919 e cresceu consideravelmente ao longo da década de 1920, altura em que ultrapassou os valores mais elevados registados nos anos anteriores à guerra. No caso do Algarve, este crescimento da emigração no pós-gerra foi superior ao de Portugal no seu conjunto8.

  • 9 Analisei a abordagem analítica dos sistemas mais pormenorizadamente em Borges (2000).

7A emigração ultramarina não apareceu de um dia para o outro no Algarve, sendo resultante de tradições migratórias anteriores. Não se tratou de uma evolução súbita, mas sim de uma modicação e adaptação de estratégias laborais já existentes. De facto, os algarvios participavam em três sistemas de migração distintos9. O primeiro foi predominante durante os séculos XVIII e XIX e incluía a migração interna para a vizinha região do Alentejo, bem como a migração a média distância para o sul de Espanha e Gibraltar. Durante as primeiras décadas do século XX, este sistema estendeu-se para além do Estreito de Gibraltar até Marrocos. Também incluía a migração rural-urbana para Lisboa e para várias cidades da cintura industrial a sul do rio Tejo. Um segundo sistema migratório surgiu no nal do século XIX e predominou na emigração algarvia até à década de 1950. Durante este período, os migrantes algarvios juntaram-se aos uxos mais amplos de migração transatlântica oriunda de Portugal e do resto da Europa, indo, na sua maioria para a Argentina, e tendo no Brasil, Estados Unidos e África portuguesa outros destinos importantes. Por último, o terceiro sistema sobreveio nas décadas de 1960 e 1970. Juntamente com os migrantes do resto de Portugal e de outros países do sul da Europa, os migrantes algarvios participaram num sistema de migração europeu que os ligou aos mercados de trabalho dos países industrializados do norte da Europa, em especial da França.

  • 10 Esta expressão foi utilizada em O Algarve, em Março de 1910.
  • 11 Para uma panorâmica geral da situação económica existente no Algarve no início do século XX, ver Ca (...)
  • 12 Nugent (1992); Castro (1991); Kaesemeyer (1969).

8O aumento da emigração transatlântica não passou despercebido no Algarve. A imprensa regional deu ampla cobertura à intensição da saída da «população válida» para as Américas, fenómeno que associou a uma combinação de crises económicas que afectaram a agricultura, o comércio e a indústria algarvios10. De facto, nas primeiras décadas do século XX, a economia algarvia passou por uma crise multifacetada, devido a diculdades climatéricas, agrícolas, industriais e comerciais11. Embora as diculdades económicas tenham criado o contexto propício à crescente emigração ultramarina algarvia, não são sucientes para compreender as complexidades desse fenómeno. A crise económica, só por si, não explica a escolha do momento da migração, pois já tinham existido situações semelhantes que não causaram as mesmas reacções. Nesses anos um conjunto de factores fez da emigração para o estrangeiro uma estratégia aceitável para um número crescente de algarvios: uma longa tradição de migração laboral; a diferença entre as oportunidades económicas existentes no Algarve e as que existiam nos países de destino; um maior conhecimento de mercados de trabalho distantes; e o desenvolvimento de redes migratórias que sustentaram o movimento ao longo do tempo. Adicionalmente, as mudanças ocorridas nos transportes transatlânticos tornaram esta estratégia laboral mais acessível em termos de custos e mais conveniente, e as políticas migratórias dos principais países de imigração eram favoráveis a este auxo de trabalhadores transatlânticos12.

Fluxos Transatlânticos e Escolha dos Destinos

9No que respeita ao período do predomínio do sistema migratório transatlântico, a peculiaridade do Algarve reside no facto de a Argentina se ter armado como principal destino. Registaram-se, todavia, algumas variações ao longo do tempo (Quadro 1). Durante a segunda metade do século XIX, o Brasil e as colónias portuguesas em África – sobretudo Angola – atraíram mais migrantes, mas no início da viragem do século e até à década de 1930, a Argentina, o Brasil e os Estados Unidos passaram a ser os destinos preponderantes. Os uxos para cada um destes países também mostraram variações signicativas. A emigração do Algarve para o Brasil manteve-se bastante estável entre 1900 e 1930, mas a sua importância global diminuiu. A emigração para os Estados Unidos atingiu o nível máximo em 1910-1919 e diminuiu nos anos seguintes – tendo sido afectada pelas leis restritivas adoptadas pelo Governo americano na década de 1920. Pelo contrário, a partir de 1909, a Argentina surgiu como destino principal para os migrantes ultramarinos algarvios e a sua importância aumentou continuamente ao longo das décadas seguintes.

Quadro 1. Emigração do Algarve por Destino, 1880-1950 (percentagens)

Período

África

Américas

Europa

Outros

1880-90

10,5

32,7

56,8

0,0

Período

África

África

Portuguesa

Argentina

Brasil

EUA

Europa

Outros

1891-99

0,1

35,6

9,1

43,0

7,1

5,0

0,1

1900-09

0,1

22,5(a)

23,9

43,3

7,0

3,1

0,1

1910-19

3,9

52,4

17,6

17,1

9,0

0,0

1920-29(b)

5,8

59,7

13,3

7,4

12,7

1,1

1930-35

26,0

36,3

6,0

3,3

25,9

2,5

1944/50

71,0

17.2

1,6

10,1(c)

(a) Só até 1907. (b) Não existem informações disponíveis para 1922. (c) Inclui a África e a Europa. Fontes: Anuário Estatístico, 1884-1886, 1892, 1900, 1921, 1923-1924, 1925-1950; Movimento da População, 1887, 1889-1896, 1909-1921; Emigração Portuguesa, 1901-1912. Antes de 1899, apenas são discriminados os continentes. Antes de 1914, considerei que «outros países da América do Sul» se referia à Argentina e que «América do Norte» indicava os Estados Unidos.

10Houve vários factores que inuenciaram a composição dos uxos para os principais destinos transatlânticos, incluindo a existência de oportunidades, o acesso à informação sobre as condições e as possibilidades que se podiam encontrar no estrangeiro, as características prossionais e demográcas dos migrantes e o impacto das políticas migratórias nos países de destino.

Informação

  • 13 Para uma perspectiva geral da posição ocupada por estes três países no contexto das migrações trans (...)
  • 14 Gould (1979), p. 618. Ver também Moya (1998), pp. 95-120.

11As oportunidades económicas criadas pelos dinâmicos mercados de trabalho da Argentina, Brasil e Estados Unidos constituíram um importante incentivo para os migrantes algarvios, bem como para outros migrantes portugueses e europeus13. A disponibilidade de informação sobre estas oportunidades possibilitou a decisão de emigrar. Como J.D. Gould faz notar, «é na expansão e sosticação crescentes do conhecimento sobre o mundo ultramarino que se encontra a mais fundamental de todas as mudanças históricas relacionadas com a migração intercontinental»14. Esta informação era transmitida pelos pioneiros das correntes migratórias para os que se lhes seguiram; circulava através dos canais pessoais das redes migratórias, entre familiares, amigos e vizinhos. Como mostra a cobertura da imprensa algarvia da altura, as diferentes vantagens económicas dos mercados ultramarinos também eram bem conhecidas da opinião pública algarvia.

12O nível de pormenor das informações sobre mercados de trabalhos tão distantes era notável. Por exemplo, em Outubro de 1911, o jornal O Algarve, noticiava as promissoras possibilidades que se ofereciam aos migrantes que decidiam ir para a Argentina, especulando:

  • 15 O Algarve, 24/10/1911, p. 2.

«Pode o operario agricola de Portugal, preferir a Argentina para a emigração e exercer alli a sua actividade durante os quatro mezes de novembro de 1911 a março de 1912.
(. . .)
Pode afoitamente calcular-se em 1:400 francos, ou sejam 280$000 réis, a economia realisada por cada operario agricola no decurso dos referidos quatro mezes.»
15

13Este exemplo não é, de modo algum, isolado. Os jornais regionais comentavam regularmente a situação existente nos países de imigração. No entanto, os principais destinos americanos eram apresentados pelos jornais algarvios de formas diferentes e muitas vezes contrastantes.

  • 16 Exemplos ilustrativos de comentários sobre a Argentina em: O Algarve, 28/11/1909, p. 3; 20/10/1912, (...)

14Se tivéssemos de ajuizar o sentimento geral existente no Algarve a respeito dos principais destinos transatlânticos através da leitura da imprensa regional, nas primeiras três décadas do século XX, concluiríamos que, com poucas excepções, reinava uma perspectiva optimista sobre a Argentina como país de imigração e mercado de trabalho para os migrantes algarvios, e uma perspectiva menos positiva acerca dos restantes destinos. Nos jornais algarvios, podiam ler-se regularmente notícias sobre a sólida situação económica da Argentina, as suas colheitas excepcionais, o crescimento da sua capital, e também sobre as actividades da comunidade portuguesa, na qual os algarvios ocupavam um lugar de destaque. Em contrapartida, as notícias do Brasil salientavam, normalmente, a falta de trabalho e a situação difícil dos desiludidos migrantes que se tinham aventurado a ir para a antiga colónia. Por diversas vezes, os jornais pediram mesmo aos algarvios que não migrassem pura e simplesmente para lá. Por último, acerca da situação nos Estados Unidos, prevaleciam os comentários contraditórios – mas sobretudo o silêncio16.

  • 17 Marques (1991), pp. 519-521

15É difícil avaliar o real impacto destas avaliações na escolha dos diversos destinos pelos migrantes algarvios. Importa ter em conta os elevados níveis de analfabetismo existentes em Portugal neste período. No conjunto do país, a taxa de analfabetismo só baixou de 74% a 60,2% em 1930; e no Algarve as taxas ainda eram mais altas: 83,4% em 1900 e 73,6% em 193017. Apesar das limitações da leitura individual, as notícias eram, certamente, partilhadas pela população e os jornais lidos em espaços públicos. Porém, o que a cobertura da imprensa regional revela claramente é o consenso geral existente a respeito das vantagens comparativas e das possibilidades oferecidas pelos mercados de trabalho da Argentina aos algarvios que decidiam trabalhar no estrangeiro. Este consenso público reecte as escolhas feitas pela maioria dos migrantes algarvios nesse período, ao optarem esmagadoramente pela Argentina como seu principal destino transatlântico.

Profissões

  • 18 Borges (2000), Quadro 3, pp. 200-201.

16As características dos mercados de trabalho transatlânticos, conjugadas com as competências dos migrantes, afectaram claramente os uxos de migração e a escolha do destino. Este facto torna-se evidente quando examinamos a composição ocupacional dos migrantes. A tendência geral era para uma crescente migração dos trabalhadores rurais e agricultores18. Contudo, houve variações importantes na distribuição dos migrantes por prossão e destino (Quadro 2).

17Entre 1880 e 1930, a emigração para o Brasil era composta por mais de um terço de marítimos, uma percentagem semelhante de trabalhadores rurais e agricultores, seguida por cerca de 20% de artesãos e operários qualicados, e 10% de trabalhadores do comércio e comerciantes (esta percentagem alterou-se em consequência das restrições impostas aos pescadores migrantes na década de 1920). A percentagem de trabalhadores marítimos ainda é maior no caso do uxo algarvio para os Estados Unidos, onde correspondiam a cerca de dois terços dos migrantes maiores masculinos. A estes seguia-se um quarto de trabalhadores rurais e agricultores, e 10% de artesãos, operários qualicados e trabalhadores do comércio. A migração de marítimos era, na maioria dos casos, temporária. Apesar da percentagem de marítimos poder estar sobrerrepresentada na presente amostra, a sua presença neste uxo migratório era, no entanto, notável. Em contrapartida, os marítimos quase não guravam entre os algarvios que migraram para a Argentina, entre os quais os trabalhadores rurais e agricultores eram claramente predominantes. Eles representavam mais de 80% dos migrantes adultos do sexo masculino, no mesmo período, sendo seguidos por cerca de 13% de artesãos e operários qualicados, especialmente pedreiros, canteiros e carpinteiros. Os migrantes que trabalhavam em actividades comerciais não iam além de 2% deste uxo.

Quadro 2. Emigração Originária do Algarve por Profissão e por Destino, 1880-1930 (Homens com 14 ou mais anos) (percentagens)

Profissão

Argentina

Brasil

EUA

Total Algarve

Trabalhadores rurais/

/agricultores

82,5

27,0

24,8

45,7

Artesãos/operários qualificados

13,3

20,4

8,2

11,8

Marítimos/pescadores

0,7

39,7

62,5

32,9

Trabalhadores do comércio/

/comerciantes

2,1

9,9

1,7

6,5

Outros

1,4

3,0

2,8

3,1

Total (Número)

(5 417)

(1 547)

(400)

(4 103)

Desconhecidos (Número)

(28)

(12)

(2)

(46)

Fontes: Livros de registo de passaportes. Em relação à Argentina, a informação é baseada em casos completos até 1922, 1925 e 1930. Em relação ao Brasil e aos Estados Unidos, a informação é proveniente de uma análise de casos completos até 1910, 1915, 1919, 1925 e 1930. As percentagens regionais são baseadas em casos completos de 1834 a 1875 e em amostras de cinco em cinco anos entre 1880 e 1945.

  • 19 Borges (2000), pp. 180-187.

18Os diferentes mercados de trabalho e as diversas competências dos migrantes conjugaram-se para dar forma a estes uxos diversicados. Deste modo, durante o período de migração em massa, as probabilidades de um emigrante algarvio escolher a Argentina como destino eram muito elevadas se ele fosse trabalhador rural ou pequeno agricultor e quase inexistentes se fosse marítimo ou pescador. Quando emigravam, estes últimos tendiam a ir para os Estados Unidos e para o Brasil (até à década de 1930, muitos pescadores algarvios também migravam temporariamente para o sul de Espanha)19. Se o migrante fosse um artesão ou operário qualicado, tinha duas vezes mais probabilidades de emigrar para Argentina ou três vezes mais probabilidades de emigrar para o Brasil do que de partir para os Estados Unidos.

Características Demográficas

  • 20 Analisei esta dinâmica em Borges (2000), pp. 182-183. Uma panorâmica do papel das mulheres na migra (...)

19A composição de cada uxo transatlântico também foi inuenciada por factores demográcos. À semelhança de outros movimentos de migração laboral, a migração algarvia para as Américas era maioritariamente masculina. A percentagem de homens migrantes atingiu os níveis mais altos durante o auge da migração laboral. Em média, até 1930, as mulheres constituíam cerca de 20% dos migrantes transatlânticos. Só na migração local e a média distância no interior da Península Ibérica as mulheres algarvias tiveram uma presença mais elevada entre os migrantes20. A Argentina, porém, atraiu um maior número de mulheres do que os outros destinos transatlânticos e, à excepção do período de 1914-1918, a maioria das mulheres algarvias que migraram para o ultramar foi para a Argentina.

20Uma vez que as mulheres algarvias raramente migravam sozinhas para destinos transatlânticos, a sua presença indica, invariavelmente, uma migração de unidades familiares ou uma reunicação familiar. No caso do uxo para a Argentina, esta reunicação desenvolveu-se cedo: antes de 1900, as mulheres já correspondiam a um terço dos migrantes, ao passo que só representavam 17% dos migrantes para o Brasil. Neste período inicial, as mulheres estiveram ausentes da migração algarvia para os Estados Unidos. A fase de migração familiar para este país iniciou-se lentamente, na primeira década do século XX, e desenvolveu-se plenamente nos anos da I Guerra Mundial. De um modo geral, a percentagem de mulheres e de famílias diminuiu nas décadas de 1910 e 1920 – no apogeu da migração de trabalhadores do sexo masculino – e voltou a aumentar após 1930 (ou 1921, no caso dos Estados Unidos).

21A inuência de outros factores demográcos na composição dos principais uxos de migração transatlântica é menos evidente. Registaram-se, todavia, algumas variações em função da idade e do estado civil. Entre 1870 e 1930, a idade média dos migrantes do sexo masculino para as Américas era ligeiramente inferior à dos migrantes algarvios em geral (30,6 e 31,9 anos, respectivamente). Os migrantes para os Estados Unidos constituíam o grupo mais jovem: a sua idade média era cerca de dois anos inferior à dos migrantes para o Brasil e Argentina (29,1, 31,5 e 31,1 anos, respectivamente) e quase 90% deles tinham menos de 40 anos (comparativamente a 80% e 77% nos uxos para a Argentina e Brasil). Quanto ao estado civil, cerca de dois terços dos homens eram casados (este grupo estava ligeiramente sobrerrepresentado no uxo para os Estados Unidos). Em suma, enquanto o migrante típico do Algarve para a Argentina e para o Brasil era um homem casado com pouco mais de trinta anos, o migrante típico para os Estados Unidos era um homem casado com pouco menos de trinta anos.

Políticas de Imigração

  • 21 Para panorâmicas das políticas de imigração, ver Castro (1991); Kaesemeyer (1969); Silva et al. (19 (...)

22Por último, as alterações das políticas migratórias nos países de acolhimento também afectaram os uxos transatlânticos originários do Algarve. Em geral, as Américas tiveram políticas migratórias abertas até à I Guerra Mundial – pelo menos em relação à migração europeia –, mas a situação começou a mudar na década de 192021. Estas mudanças políticas não visavam especicamente a migração algarvia, mas afectaram-na, com um claro efeito negativo nos casos dos Estados Unidos e do Brasil.

  • 22 Para uma análise das políticas de migração dos Estados Unidos e a sua influência na migração portug (...)
  • 23 Movimento da População, 1917-1921, pp. 36-37; Livros de registo de passaportes, 1925 e 1930.

23O sistema de quotas estabelecido nos Estados Unidos entre 1921 e 1924 reduziu a imigração portuguesa para algumas centenas de imigrantes por ano22. Apesar dos algarvios representarem apenas uma pequena percentagem da migração portuguesa – largamente dominada pelos migrantes dos Açores –, quando as restrições foram impostas, o número de migrantes algarvios estava a aumentar. A migração algarvia para os Estados Unidos cresceu durante os anos da I Guerra Mundial e em 1920 aproximara-se da percentagem de migrantes para a Argentina (34 e 38% do total de emigrantes algarvios, respectivamente). Contudo, o uxo diminuiu acentuadamente após a entrada em vigor do sistema de quotas (9% em 1921, 0,6% em 1925 e 1% em 1930)23.

  • 24 Kaesemeyer (1969), cap. 4; Alonso (1960), pp. 143-249.
  • 25 Resolução n.º 34 do Conselho de Imigração e Colonização, in Alonso (1960), pp. 160-161.

24Condicionado pelo duplo efeito das crises de mercado e da ascensão do nacionalismo, o Brasil também começou a reavaliar as suas políticas de imigração liberais na década de 1920. Porém, só na década de 1930 foram impostas restrições severas à imigração, com a adopção de um sistema de quotas pelas Constituições de 1934 e 1937, rearmado por um decreto de 193824. Este sistema xava para cada nacionalidade um limite de 2% do número de imigrantes registados no país entre 1884 e 1933. Invocando as anidades históricas e culturais entre o Brasil e Portugal e uma identidade ‘Luso-Brasileira’ comum, uma resolução de 1939 isentava os imigrantes portugueses desta restrição25. No entanto, outras medidas adoptadas durante este período para ‘nacionalizar’ a economia brasileira limitaram claramente as oportunidades laborais dos imigrantes.

  • 26 Pinto (1993).
  • 27 O Algarve, 14/11/1920, p. 1.
  • 28 Kaesmeyer (1969), pp. 67-68; Alonso (1960), pp. 59-61. É claro que, com o tempo, os imigrantes dese (...)

25De facto, a adopção de medidas nacionalistas e proteccionistas começara na década anterior. De particular importância para a migração algarvia foi uma lei de 1920 que limitava a participação dos estrangeiros no sector da pesca. Denominada «Lei de Nacionalização da Pesca», esta medida determinava que, para continuarem as suas actividades no Brasil, os pescadores imigrantes deviam adquirir a nacionalidade brasileira. Enquanto os nacionalistas brasileiros aclamaram esta medida como sendo mais um marco histórico na nacionalização dos recursos económicos, as autoridades portuguesas consideraram que ela constituía uma vaga irracional de «nativismo»26. Esta imposição aos trabalhadores estrangeiros deparou com uma forte reacção das organizações de imigrantes e da imprensa portuguesa no Brasil, tendo sido ocialmente condenada por Portugal. Em especial, a imprensa portuguesa concedeu uma ampla cobertura à difícil situação dos poveiros, os pescadores da Póvoa do Varzim. Porém, a nova lei afectou a migração dos pescadores portugueses em geral, tendo o número de pescadores algarvios diminuído drasticamente a partir de 1920. Enquanto, até 1919, estes representavam 41% do uxo algarvio para este país, em 1925 e 1930 já eram menos de 4%. O Governo português advertiu os potenciais migrantes que os pescadores não eram considerados bem-vindos pelas autoridades brasileiras27. Em 1930, as limitações laborais foram alargadas pela denominada «Lei dos Dois Terços», a qual previa que os trabalhadores estrangeiros não podiam corresponder a mais de um terço da mão-de-obra em todas as actividades económicas28.

  • 29 Alsina (1912); Castro (1991); Silva et. al. (1987); Stahringer de Caramuti (1975).
  • 30 Stahringer de Caramuti (1975); Rissech (s.d.); Devoto (2001).
  • 31 Para uma análise do papel das redes sociais na migração algarvia para a Argentina, ver Borges (1997 (...)

26Não obstante estas restrições, foi na década de 1920 que houve um maior número de migrantes transatlânticos oriundos do Algarve, a maioria deles para a Argentina, país que manteve, nesta década, as políticas pró-imigração baseadas nos princípios da Constituição de 1853 e enunciadas na Lei da Migração de 187629. As autoridades argentinas não impuseram grandes limitações até à década de 1930 quando, no contexto da crise internacional geral e do nacionalismo crescente, exigiram que os novos imigrantes fossem patrocinados por familiares ou concidadãos já estabelecidos, e regulamentaram a reunicação das famílias; posteriormente, exigiram também que fossem apresentados comprovativos de contrato de trabalho30. As novas disposições regulamentares reforçaram o papel das redes sociais de contactos e assistência entre familiares e concidadãos. Consequentemente, as restrições jurídicas reforçaram uma prática já estabelecida e predominante entre os algarvios que migravam para a Argentina31.

Padrões Locais: Redes e Destinos

27Para além da informação, da prossão, da demograa, das possibilidades e limites estabelecidos pelos mercados de trabalho e as políticas migratórias, a escolha do destino era claramente inuenciada pelas redes sociais que surgiram a nível local. Os contactos entre familiares, amigos e vizinhos forneciam informações, ajuda e cooperação que serviram de base às cadeias migratórias que ligavam os lugares de origem a destinos especícos. O impacto destas redes primárias torna-se evidente quando passamos a examinar a distribuição espacial da emigração algarvia do nível regional, mas vasto, para o nível micro da emigração por concelho.

28Entre a década de 1880 e o ano de 1907, o Brasil atraiu a maioria dos migrantes algarvios, seguido pela África portuguesa, outros destinos nas Américas (nomeadamente a Argentina e os Estados Unidos), e a Europa. Contudo, a emigração de determinados concelhos diferia, às vezes drasticamente, desta distribuição geral (Quadro 3). Por exemplo, os migrantes do concelho de Olhão, no sotavento algarvio, demonstravam maior preferência pela África portuguesa e pelos Estados Unidos do que a média regional. Depois de 1908, quando a Argentina se tornou o destino principal para o conjunto da região, a maioria dos migrantes de Olhão seguiu esta tendência geral, mas numa percentagem inferior à média. Entretanto, os migrantes de Olhão eram quase duas vezes mais susceptíveis de ir para os Estados Unidos do que a média. Seguindo a tendência geral, a percentagem de migrantes de Olhão para o Brasil diminuiu continuamente na viragem do século XIX para o século XX, mas de forma mais rápida do que a média. Apesar da tendência geral, porém, os uxos de outros concelhos mantiveram-se fortes, tal o caso de Lagoa, que teve o Brasil como destino principal numa percentagem muito superior à média.

Quadro 3. Emigração por Concelhos e Destinos Seleccionados (%)

1893-1896

Concelho

África Ocidental

portuguesa

África Oriental

portuguesa

Brasil

Outros América do Sul

América do Norte

Europa

Outros

(Número)

Faro

6,9

4,0

27,7

7,9

49,5

4,0

(101)

Olhão

42,4

6,6

42,4

4,7

3,8

(106)

Loulé

34,6

38,5

15,4

7,7

(26)

Lagoa

14,6

83,3

2,1

(48)

Tavira

22,6

6,4

45,2

10,0

16,1

(31)

Portimão

37,6

19,2

50,0

6,2

(16)

Lagos

14,3

24,4

57,1

14,3

(21)

Silves

45,4

17,4

27,3

18,2

(11)

Albufeira

100,0

(3)

Total Algarve

23,5

8,1

47,8

2,0

16,1

5,4

0,2

(391)

29­

1901-1907

Concelho

África Ocidental

portuguesa

África Oriental

portuguesa

Brasil

Argentina

EUA

Europa

Outros

(Número)

Faro

11,6

8,2

42,0

29,7

4,1

3,7

0,6

(293)

Olhão

38,5

2,4

14,8

17,2

22,5

4,2

0,3

(377)

Loulé

26,8

6,3

37,3

26,0

3,5

(142)

Lagoa

6,0

4,3

83,6

2,0

3,7

0,3

(299)

Tavira

32,4

5,7

35,2

17,1

2,8

6,7

(105)

Portimão

24,2

19,2

38,4

2,0

4,0

12,1

(99)

Lagos

17,1

24,4

41,5

2,4

14,6

(41)

Silves

26,1

17,4

52,2

4,3

(23)

Albufeira

18,7

53,1

21,9

6,2

(32)

Total Algarve

22,2

8,1

41,9

15,1

8,3

4,2

0,2

(1 464)

30­

1908-1921

Concelho

África

Brasil

Argentina

EUA

Europa

Outros

(Número)

Faro

2,9

15,3

62,4

13,7

5,3

0,3

(2 670)

Olhão

9,7

12,9

37,5

33,2

6,7

(1 904)

Loulé

3,3

10,2

64,9

14,5

6,9

0,1

(1 948)

Lagoa

2,5

68,5

12,2

7,0

9,7

(555)

Tavira

9,0

15,1

61,0

6,6

8,3

(762)

São Brás

9,3

9,8

38,6

35,2

5,9

1,3

(614)

Portimão

8,9

42,4

4,3

9,8

34,2

0,5

(184)

Lagos

6,1

20,8

31,5

8,6

32,5

0,5

(197)

Silves

7,8

45,0

9,9

3,1

34,0

(191)

Albufeira

6,0

22,5

51,5

6,6

18,1

(182)

Total Algarve

5,7

18,1

49,3

17,7

9,0

0,2

(9 402)

Fontes: Idem Quadro 1. Antes de 1893, as informações sobre os destinos por concelho apenas distinguem os continentes. Entre 1886 e 1890, 68,8% dos migrantes algarvios iam para a América, 18,8% para a África e 12,4% para a Europa.

31Também são visíveis padrões micro-regionais no interior dos concelhos. Por exemplo, os migrantes de Ferragudo e Estombar (Lagoa), na costa ocidental do Algarve, iam principalmente para as cidades brasileiras de Manaus e Rio de Janeiro; os migrantes da freguesia de Olhão partiam para Nova Iorque, Provincetown e outros portos da costa atlântica dos Estados Unidos, bem como para Angola e o Brasil. No interior do Algarve, a maioria dos migrantes da freguesia de São Brás de Alportel ia para Buenos Aires e, mais tarde, para a cidade de Comodoro Rivadavia na Patagónia, ou para São Francisco nos Estados Unidos e, em menor grau, para o Rio de Janeiro. Também no interior, os migrantes das freguesias de Loulé iam sobretudo para Buenos Aires e para as cidades brasileiras do Rio de Janeiro e de São Paulo.

  • 32 Para uma introdução ao grande número de estudos académicos sobre as redes migratórias, ver Baily (1 (...)

32A distribuição da emigração por destino, a nível do concelho e da freguesia, mostra a importância das redes sociais na formação destes uxos migratórios32. As redes baseavam-se na cooperação dos familiares e vizinhos da mesma aldeia. Estas ligações também se combinavam com as experiências e as competências prossionais dos migrantes, afectando não só a escolha do país de imigração, mas também o destino especíco dentro de cada país. Deste modo, desenvolveram-se uxos migratórios de marítimos, artesãos e trabalhadores manuais com características próprias. Por exemplo, os migrantes das freguesias de Estombar e Ferragudo que iam para Manaus e Rio de Janeiro eram, quase exclusivamente, marítimos que emigraram por diversas vezes. O mesmo se aplica aos pescadores de Olhão e da Fuseta (Olhão), na costa leste, que emigravam temporariamente para o Rio de Janeiro, a costa leste dos Estados Unidos e Angola. Os artesãos das freguesias de Estói e de Santa Bárbara de Nexe (Faro) emigravam para o Rio de Janeiro e Buenos Aires; ao passo que os trabalhadores rurais e agricultores emigravam para o Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires e São Francisco, entre outros destinos. A emigração de artesãos, trabalhadores rurais e agricultores não era tão marcada pela emigração temporária, de curta duração, como a dos marítimos. Os casos de Manuel Coelho, António Viegas e José Barriga, apresentados na introdução, exemplicam estas diferentes estratégias de escolha do destino.

Redes e Escolha do Destino: dois estudos de caso

33Para ilustrar as características das cadeias de migração baseadas nas redes sociais primárias a nível local, a interacção dinâmica entre as redes baseadas nas ocupações e nos vínculos locais, bem como a sua inuência na escolha do destino migratório, podemos examinar mais de perto dois estudos de caso que incluem unidades de análise diferentes: 1) as redes migratórias que se desenvolveram entre o Algarve e os Estados Unidos; 2) a variedade de redes presentes numa determinada localidade, focando o caso de São Brás de Alportel.

Uma Perspectiva Regional: A Emigração Algarvia para os Estados Unidos

34Duas redes migratórias diferentes ligavam o Algarve aos Estados Unidos. Uma era composta por marítimos que participavam na emigração temporária para os portos do Nordeste. A outra era formada por trabalhadores agrícolas que migravam por períodos mais longos para São Francisco e outros centros do norte da Califórnia (sobretudo para Arcata, Scotia e Sacramento). As duas redes tinham origem em zonas diferentes. Enquanto o primeiro uxo era dominado por migrantes de Olhão e da Fuseta e, em menor grau, dos portos ocidentais, a migração para a Califórnia provinha sobretudo dos concelhos interiores de Loulé e São Brás de Alportel.

  • 33 Baganha (1990), pp. 250-319; Rogers (1980).
  • 34 Diggs (1941); Williams (1982), pp. 10-29.
  • 35 Brown (1944); Graves (1977); Williams (1982), pp. 30-50.
  • 36 Baganha (1990), pp. 257-259.

35A maioria dos migrantes algarvios para os Estados Unidos gravitou para zonas com comunidades portuguesas solidamente estabelecidas. Os Estados do nordeste (em especial Massachusetts e Rhode Island) e a Califórnia atraíam a maior percentagem dos portugueses que migravam para os Estados Unidos (Havai, o terceiro destino histórico, não tinha qualquer relevância para a migração algarvia)33. Após os contactos iniciais baseados na caça à baleia no Atlântico Norte, surgiram grandes comunidades piscatórias portuguesas, durante o século XIX, em portos do nordeste como Gloucester, New Bedford, Provincetown, e Providence34. A costa Oeste também atraía migrantes portugueses, que se xaram maioritariamente em comunidades rurais do centro e do norte da Califórnia, onde trabalhavam na agricultura e nas explorações leiteiras35. Os açorianos eram o grupo regional predominante entre os migrantes, seguidos de um apreciável número de indivíduos oriundos de Portugal continental que aumentou signicativamente após a década de 191036.

36Os marítimos algarvios, que começaram a migrar para os Estados Unidos na primeira década do século XX, constituem um claro exemplo das cadeias migratórias baseadas nos espaços sociais de origem e nas ocupações. Em 1905, os livros de registo de passaportes do distrito de Faro registaram a emigração de 47 trabalhadores marítimos de diversos portos algarvios, na sua maioria originários de Olhão (35), com números mais pequenos de pessoas oriundas da Fuseta e de Quelfes (leste e norte de Olhão, respectivamente), na costa leste; e Lagos, Ferragudo e Portimão na costa oeste. Para quase todos (93,4%), era a primeira vez que emigravam. Nova Iorque foi o destino declarado pela maioria, indo apenas duas pessoas para Bóston. Em 1915, 128 trabalhadores marítimos algarvios requereram passaportes para emigrar para os Estados Unidos. Nessa altura, a sua zona de origem expandira-se um pouco, havendo migrantes de sete freguesias, mas quase 90% deles provinham do porto de Olhão e do vizinho porto da Fuseta. Enquanto em 1905 a grande maioria dos marítimos que foram para os Estados Unidos migrava pela primeira vez, dez anos depois apenas um terço estava nessa situação; 25,6% emigravam pela segunda vez, 25,8% pela terceira e 19,5% entre a quinta e décima-quinta vez. Tratava-se de uma rede muito activa e móvel, caracterizada pela migração temporária com vista ao exercício da actividade pesqueira.

37No entanto, nessa altura nem toda a migração era temporária. Alguns dos migrantes estavam a começar a estabelecer-se nos seus novos destinos e a chamar as famílias para se lhes juntarem. Deste modo, em 1915, mais de um quarto dos migrantes algarvios para os Estados Unidos eram mulheres e 12% crianças com menos de 15 anos. Esta composição em termos de género e de idade revela uma etapa diferente do processo de migração em cadeia, contrastando com o que acontecia em 1905, em que não havia mulheres nem pessoas com menos de 20 anos entre os migrantes. É evidente que 1905 e 1915 representam duas fases diferentes no desenvolvimento desta migração em cadeia. A primeira fase caracterizava-se pela emigração de homens jovens, ao passo que a segunda era mais heterogénea, contando com uma presença crescente das famílias, que sugeria um período de estabilização e de formação de comunidades. Além disso, nove cidades eram apontadas como destinos em 1915. Os trabalhadores marítimos algarvios partiam para Nova Iorque, Provincetown, Gloucester e Providence, por esta ordem. As mulheres dirigiam-se para Gloucester, Provincetown, Bóston, Providence e New Bedford, o que indica a existência de comunidades de migrantes algarvios estabelecidas nestas cidades. Também havia algumas diferenças quanto aos destinos dos migrantes, em função das suas freguesias de origem em Portugal, sendo estas variações resultantes de diferentes redes de contactos e assistência. Os migrantes de Olhão iam sobretudo para Nova Iorque e Provincetown, dirigindo-se em menor número para Bóston e Providence. As pessoas da Fuseta tinham mais tendência a migrar para Gloucester e, em menor grau, para Nova Iorque, Bóston e Providence.

38Na costa oeste dos Estados Unidos, São Francisco, Califórnia, era o terceiro dos destinos escolhidos pelos algarvios em 1915. São Francisco estava no centro de uma cadeia de migração diferente, com espaços sociais de origem e um perl ocupacional distintos. Em 1910, quarenta e seis algarvios pediram passaportes para partirem para os Estados Unidos. Esta pequena emigração assemelhava-se, quanto ao número, à de 1905, mas a sua composição e destino principal eram bastante diferentes: 13 pessoas declararam ter Nova Iorque como destino e 32 disseram ir para São Francisco. Quase todos estes migrantes saíam de Portugal pela primeira vez. À excepção de duas crianças, que emigraram com os respectivos pais, e de uma mulher solteira que se foi juntar a parentes em Nova Iorque, os restantes eram homens entre os 18 e os 40 anos.

39Iniciou-se, assim, uma nova cadeia migratória. Para os trabalhadores algarvios, São Francisco era o porto de entrada para uma zona mais vasta, que incluía várias comunidades rurais do norte da Califórnia, sobretudo no condado de Humboldt. Os centros de origem deste uxo situavam-se no Barrocal e na Serra algarvios, nomeadamente São Brás de Alportel e as freguesias do concelho de Loulé, sendo a maioria destes migrantes composta por trabalhadores rurais. Em 1915, partiram doze homens para a Califórnia, todos oriundos de freguesias do interior, com São Brás de Alportel e Loulé à cabeça, seguidos de Salir, na serra de Loulé, e Faro. A maioria emigrava pela primeira vez, mas esta cadeia migratória também já entrara numa fase diferente e alguns migrantes começaram a chamar as suas famílias. Nesse ano, uma mulher da freguesia de Almancil (Loulé) emigrou com a lha para se irem reunir ao marido, o mesmo tendo feito uma mulher de São Brás de Alportel, acompanhada dos dois lhos.

  • 37 Borges (1997).

40Em cadeias de migração semelhantes, baseadas em redes sociais e ocupacionais, assentava também a emigração para a Argentina, o Brasil e outros destinos. Tal como sucedia com as cadeias migratórias para os Estados Unidos, as que tinham a Argentina e o Brasil como destino baseavam-se em conjuntos de freguesias e de ocupações especícos37.

Uma Perspectiva Local: Padrões de Emigração em São Brás de Alportel

41Um exame mais atento ao nível das freguesias também nos permite constatar a existência de redes ocupacionais na formação das cadeias migratórias. Os padrões de migração da freguesia de São Brás de Alportel exemplicam estes uxos, que eram sustentados pela existência de mercados de trabalho para competências especícas e pelo recurso a redes de contactos e assistência entre os migrantes.

  • 38 Para uma perspectiva geral da história e características socioeconómicas de São Brás, ver Louro (19 (...)
  • 39 Cálculo baseado em Censo da população de Portugal, 1920; Movimento da População, 1917-1921.
  • 40 Louro (1929), p. 180.

42São Brás de Alportel era uma freguesia típica do interior algarvio. A sua economia assentava na produção do «pomar de sequeiro», como a alfarroba, os gos e as amêndoas, e de azeitona, bem como na transformação de cortiça. A maioria da população tinha acesso à terra, que estava dividida em leiras muito pequenas e dispersas pela freguesia38. Para complementar e diversicar a economia familiar, os homens participavam na migração sazonal e temporária no interior da Península Ibérica e para as Américas. Em 1920, São Brás tinha a maior taxa de emigração de todas as freguesias algarvias (22,81 migrantes por 1000 habitantes)39. Segundo um observador contemporâneo, a freguesia era um «viveiro de gente para emigração»40.

  • 41 Também havia um fluxo regular de operários qualificados para Marrocos, mas a sua análise ultrapassa (...)

43Os uxos de trabalhadores do sexo masculino oriundos de São Brás estavam, em grande medida, divididos por ocupações. Apesar da emigração, em geral, ser claramente dominada pelos trabalhadores rurais e agricultores (73% do total de migrantes do sexo masculino entre 1834 e 1946), é possível identicar vários uxos com pers prossionais distintos e que foram para destinos diferentes (Quadro 4). Por exemplo, a emigração para a Argentina e os Estados Unidos era esmagadoramente dominada pelos trabalhadores rurais e agricultores. No caso da Argentina, também havia uma percentagem mais pequena, mas signicativa, de artesãos e operários qualicados. A emigração para o Brasil, todavia, ostentava um padrão ocupacional totalmente diferente, com uma maioria de artesãos, operários qualicados e migrantes envolvidos no comércio, quer como comerciantes quer como caixeiros41.

Quadro 4. Emigração de São Brás de Alportel por Profissão e Destinos Seleccionados, 1834-1946 (Homens com mais de 15 anos) (Percentagens)

Profissão

Argentina

Brasil

EUA

Total São Brás

Trabalhadores rurais/agricultores

81,3

47,0

81,2

72,7

Artesãos/operários qualificados

15,8

37,4

12,8

20,5

Trabalhadores do comércio/

/comerciantes

1,0

12,1

1,4

3,2

Outros

1,9

3,4

4,6

3,6

Total

(1 724)

(415)

(238)

(2 696)

Fontes: Livros de registo de passaportes.

  • 42 Serrão (1976).

44Vários factores intervieram para produzir estes uxos. Por um lado, as possibilidades dos mercados de trabalho nos países de imigração e a capacidade dos migrantes com determinadas competências para satisfazerem necessidades especícas. Por exemplo, no Brasil, os mercados de trabalho urbanos do Rio de Janeiro, São Paulo e Santos (que, em conjunto, atraíam 95% dos migrantes de São Brás) ofereciam oportunidades para os trabalhadores da construção. Os pedreiros, canteiros e carpinteiros constituíam 29% do uxo para o Brasil. Estas cidades também ofereciam oportunidades para os comerciantes e trabalhadores do comércio, que constituíam outro grupo signicativo entre os migrantes de São Brás para o Brasil (12%). Este último uxo prossional seguia um padrão tradicional de emigração para o comércio no Brasil urbano, cujas origens remontam à era colonial42.

  • 43 Este fluxo é mais pormenorizadamente analisado em Borges (1997).

45Seguindo o padrão geral da emigração algarvia para os Estados Unidos, analisado anteriormente, dois uxos de emigração diferentes ligavam São Brás à costa leste e oeste. Esta última atraía a maioria dos emigrantes. Assim, mais de 56% iam para a Califórnia, aproximadamente um terço para Nova Iorque (32%) e os restantes (12%) para Nova Inglaterra. A emigração para a Califórnia era maioritariamente empreendida por trabalhadores rurais (69%), mais de dois terços dos quais iam para São Francisco. Por último, os trabalhadores rurais e agricultores correspondiam a mais de 80% dos migrantes de São Brás para a Argentina, os quais estavam sobretudo presentes no segmento não qualicado do mercado de trabalho. Alguns deles trabalharam, em algum momento, como carreteiros ou carregadores, ocupações que deram emprego a muitos algarvios em Buenos Aires na viragem do século XIX para o século XX. Também aproveitavam a procura sazonal de mão-de-obra agrícola para as colheitas das Pampas. Após 1907, o desenvolvimento da indústria petrolífera na Patagónia constituiu uma importante fonte de trabalho para os migrantes sambrasenses. Os trabalhadores do Algarve em geral, e de São Brás em particular, tornaram-se uma componente importante da força de trabalho das vilas petrolíferas que rodeavam a cidade de Comodoro Rivadavia, na Patagónia central43.

Conclusão

46A selecção do destino pelos migrantes resultou da interacção de factores micro e macro. A migração era uma estratégia laboral e os algarvios tomavam decisões informadas para escolherem um lugar de estabelecimento temporário ou permanente, de acordo com objectivos pessoais e familiares. Estas decisões eram inuenciadas por circunstâncias individuais, sociais e locais e foram tomadas num contexto estrutural de mudança. Ao analisar o modo como estes factores produziram um uxo regional que distinguiu o Algarve da tendência migratória de Portugal continental, e ao identicar a existência de variações intra-regionais no âmbito deste uxo, o presente artigo lançou alguma luz sobre esse processo complexo. Ao nível micro, a escolha do destino dependia das origens locais, dos atributos sociodemográcos, dos objectivos dos migrantes e da inuência das redes sociais e prossionais. Ao nível macro, forças como as mudanças ocorridas nos transportes, nos mercados de trabalho e nas políticas migratórias criaram possibilidades, mas também estabeleceram limites, para o desenvolvimento de determinados uxos de migração.

47Este quadro analítico desaa a abordagem excepcionalista que muitas vezes caracteriza a análise da migração, quando exclusivamente centrada na perspectiva dos países de imigração. Neste caso, o processo de selecção através do qual os migrantes chegaram a destinos especícos e a existência de trajectórias alternativas raramente são discutidos. Como mostra a análise do caso algarvio, mercados de trabalho e condições económicas diferentes, conjugados com as redes socioprossionais e os factores demográcos, criaram o quadro para um processo de selecção que fazia com que os migrantes fossem mais susceptíveis de emigrar para determinados destinos. Em resultado destes factores combinados, a maioria dos migrantes transatlânticos algarvios ia para a Argentina, mas mesmo este padrão regional variava de acordo com a freguesia de origem, o conjunto especíco de redes sociais ao dispor dos migrantes e os seus pers ocupacionais. Uma variação na combinação destes factores fez com que os migrantes algarvios escolhessem a Argentina, o Brasil, os Estados Unidos, ou outros destinos, para tentarem ‘fazer a América’, e criou uxos diferenciados de migração transatlântica.

Topo da página

Bibliografia

Alonso, Annibal Martins (1960), Estrangeiros no Brasil: legislação anotada e atualizada, Rio de Janeiro e São Paulo, Livraria Freitas Bastos.

Alsina, Juan (1912), La inmigración en el primer siglo de la independencia, Buenos Aires, Felipe Alsina.

Amorim, Maria Norberta (1993), «Emigração em três paróquias do sul do Pico (finais do século XVIII a 1930): abordagem microanalítica», in: Miriam Halpern Pereira et al., eds., Emigração/Imigração em Portugal, Lisboa, Fragmentos, pp. 249-277.

Anuario Estatístico1884-1886, 1900, 1921, 1923-1924, 1925-1950 (1886-1951), Lisboa, Imprensa Nacional.

Arroteia, Jorge Carvalho (1983), A emigração portuguesa: suas origens e distribuição, Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.

Arroteia, Jorge Carvalho (1984), Os ílhavos e os murtoseiros na emigração portuguesa, Aveiro, Associação de Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro.

Baganha, Maria I. B. (1990), Portuguese Emigration to the United States, 1820-1930, Nova Iorque, Garland Publishing.

Baily, Samuel (1982), «Chain Migration of Italians to Argentina: Case Studies of the Agnonesi and the Sirolesi», Studi Emigrazione, 19, 65, pp. 73-91.

Bernard, William (1980), «Immigration: History of U.S. Policy», in: Stephan Thernstrom, ed., Harvard Encyclopedia of American Ethnic Groups, Cambridge, Harvard University Press, pp. 486-495.

Borges, Marcelo (1997), «Portuguese in Two Worlds: A Historical Analysis of Migration from Algarve to Argentina», Tese de Doutoramento, Rutgers University.

Borges, Marcelo (2000), «Migration Systems in Southern Portugal: Regional and Transatlantic Circuits of Labor Migration in the Algarve (Eighteenth-Twentieth Centuries)», International Review of Social History, 45, pp. 171-208.

Borges, Marcelo (2003), «Network Migration, Marriage Patterns, and Adaptation in Rural Portugal and Among Portuguese Immigrants in Argentina, 1870-1980», The History of the Family, 8, 3, pp. 445-479.

Boyd, Monica (1989), «Family and Personal Networks in International Migration: Recent Developments and New Agendas», International Migration Review, 23, 3, pp. 636-670.

Brites, Geraldino (1914), Febres infecciosas: notas sobre o concelho de Loulé, Lisboa, Academia das Ciências. Brown, Walton (1944), «Portuguese in California», Tese de Mestrado, University of Southern California.

Cabreira, Tomás (1918), O Algarve económico, Lisboa, Imprensa Libanio da Silva.

Castro, Donald (1991), The Development and Politics of Argentine Immigration Policy, 1852-1914: To Govern is To Populate, San Francisco, Mellen Research University Press.

Censo da população de Portugal no 1.º de Dezembro de 1920 (1923). Lisboa, Imprensa Nacional.

Devoto, Fernando (1988), «Las cadenas migratorias italianas: algunas reflexiones a la luz del caso argentino», Studi Emigrazione, 24, 87, pp. 355-373.

Devoto, Fernando (2001), «El revés de la trama: políticas migratorias y prácticas administrativas en la Argentina (1919-1949)», Desarrollo Económico, 41, 162, pp. 281-304.

Diggs, Jeremiah [Josef Berger] (1941), In Great Waters: The Story of Portuguese Fishermen, Nova Iorque, MacMillan [repr., Nova Iorque, Arno Press, 1980].

Emigração Portuguesa 1901-1912 (1904-1913), Lisboa, Imprensa Nacional.

Gabaccia, Donna (1994), From the Other Side: Women, Gender, and Immigrant Life in the U.S., 1820-1990, Bloomington, Indiana University Press.

Godinho, Vitorino Magalhães (1978), «L’émigration portugaise (XVe-XXe siècles): une constante structurale et les responses aux changements du monde», Revista de História Económica e Social, 1, pp. 5-32.

Gould, J.D. (1979), «European Inter-Continental Emigration, 1815-1914: Patterns and Causes», Journal of European Economic History, 8, 3, 593-679.

Graves, Alvin (1977), «Immigrants in Agriculture: The Portuguese Californians, 1850-1970s», Tese de Doutoramento, University of California, Los Angeles.

Hoerder, Dirk (1997), «Segmented Macrosystems and Networking Individuals: The Balancing Functions of Migration Process», in: Jan Lucassen e Leo Lucassen, eds., Migration, Migration History, History: Old Paradigms and New Perspectives, Berna, Peter Lang, pp. 73-84

Kaesemeyer, C. Thomas (1969), «Cosmopolitanism and Nationalism: The Formation of Brazilian Immigration Policies, 1812-1945», Tese de Mestrado, University of Washington.

Kamphoefner, Walter (1999), «¿Quiénes se fueron al sur? La elección de destino entre los inmigrantes alemanes en el siglo XIX», Estudios Migratorios Latinoamericanos, 17, 42, pp. 23-49.

Louro, Estanco (1929), O Livro de Alportel: monografia de uma freguesia rural-concelho, Lisboa, Ministério de Agricultura [repr., São Brás de Alportel, Câmara Municipal, 1986].

Marques, A. H. de Oliveira, ed. (1991), Portugal: da Monarquia para a República, in: Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques, eds., Nova História de Portugal, Lisboa, Editorial Presença, vol. 11.

Miranda, Sacuntala de (1999), A emigração portuguesa e o Atlântico, 1870-1930, Lisboa, Edições Salamandra.

Moch, Leslie Page (1992), Moving Europeans: Migration in Western Europe since 1650, Bloomington, Indiana University Press.

Monteiro, Paulo Filipe (1993), «Emigrantes Imigrados: da Lousã ao Connecticut, uma investigação em dois tempos», in: Miriam Halpern Pereira et al., eds., Emigração/Imigração em Portugal, Lisboa, Fragmentos, pp. 323-347.

Movimento da População 1887, 1889-1896, 1909-1921 (1889-1924), Lisboa, Imprensa Nacional.

Moya, José (1998), Cousins and Strangers: Spanish Immigrants in Buenos Aires, 1850-1930, Berkeley, University of California Press.

Nugent, Walter (1992), Crossings: The Great Transatlantic Migrations, 1870-1914, Bloomington, Indiana University Press.

Pereira, Miriam Halpern (2002), A Política Portuguesa de Emigração (1850-1930), São Paulo, EDUSC.

Pinto, Maria de Fátima (1993), «Relações Luso-Brasileiras nos anos 20: o “equívoco nativista”», História, 15, 164, pp. 4-15.

Ramos, Alcira Rita (1977), «Pescadores portugueses no Rio de Janeiro», Pesquisa Antropológica, 17.

Rissech, Elvira (s.d.), «Migración europea, 1930-1952», Biblioteca da Dirección Nacional de Migraciones, Buenos Aires, Argentina.

Rogers, Francis (1980), «Portuguese», in: Stephan Thernstrom, ed., Harvard Encyclopedia of American Ethnic Groups, Cambridge, Harvard University Press, pp. 813-820.

Serrão, Joel (1976), «A imigração portuguesa para o Brasil na segunda metade do século XIX (Esboço de problematização)», Jahrbuch für Geschichte von Staat, Wirtschat und Gesellschaft Lateinamerikas, 13, pp. 84-106.

Serrão, Joel (1982), A emigração portuguesa: sondagem histórica, 4.ª ed., Lisboa, Livros Horizonte.

Silva, Hernán Asdrúbal et al. (1987), Legislación y política inmigratoria en el cono sur de América: Argentina, Brasil, Uruguay, Washington, Organización de los Estados Americanos-Instituto Panamericano de Geografía e Historia.

Simon, Rita e Caroline Brettell, eds. (1985), International Migration: The Female Experience, Totowa, Rowman and Allanheld.

Stahringer de Caramuti, Ofelia (1975), La política migratoria argentina, Buenos Aires, Depalma.

Swierenga, Robert (1983), Dutch Emigrants to the United States, South Africa, South America, and Southeast Asia, 1835-1880: An Alphabetical Listing by Household Heads and Independent Persons, Wilmington, Scholarly Resources.

Swierenga, Robert (1993), «The Delayed Transition from Folk to Labor Migration: The Netherlands, 1880-1930», International Migration Review, 27, 2, pp. 406-424

Tilly, Charles (1990), «Transplanted Networks», in: Virginia Yans-McLaughlin, ed., Immigration Reconsidered: History, Sociology, and Politics, Nova Iorque, Oxford University Press, pp. 79-95.

Vieira, Alberto (1993), «A emigração madeirense na segunda metade do século XIX», in: Miriam Halpern Pereira et al., eds., Emigração/Imigração em Portugal, Lisboa, Fragmentos, pp. 108-144.

Williams, Jerry (1982), And Yet They Come: Portuguese Immigration from the Azores to the United States, Nova Iorque, Center for Migration Studies.

Topo da página

Notas

1 Trata-se de três casos aleatoriamente escolhidos entre os pedidos de passaporte registados na primeira semana de Janeiro de 1912. Arquivo Distrital de Faro, Governo Civil, Livros de registo de passaportes, 1834-1946, 27 vols. Salvo indicação em contrário, a análise seguinte baseia-se nos livros de registo de passaportes.

2 Kamphoefner (1999), pp. 23-26.

3 Emigração portuguesa (1912), pp. 4-5.

4 Entre as panorâmicas gerais da migração portuguesa, figuram as seguintes: Serrão (1982); Godinho (1978); Arroteia (1983) e Pereira (2002). Arroteia apresenta informações sobre a distribuição regional da emigração, mas relativamente a um período posterior – 1955 a 1974. Para análises da emigração a partir dos Açores e da Madeira, ver Miranda (1999); Amorim (1993); e Vieira (1993).

5 Os estudos de Jorge Arroteia sobre Aveiro e de Paulo Monteiro sobre a Lousã são duas das poucas análises locais da emigração de Portugal continental para destinos alternativos – em ambos os casos, para os Estados Unidos. Ver Arroteia (1984); e Monteiro (1993).

6 Baganha (1990), pp. 30-48.

7 Swierenga (1983 e 1993); e Kamphoefner (1999).

8 Esta breve caracterização baseia-se na análise das estatísticas oficiais e da informação não publicada contida nos pedidos de passaporte. Anuario Estatístico, 1884-1886, 1900, 1921, 1923-1924, 1925-1950; Movimento da População, 1887, 1889-1896, 1909-1921; Emigração Portuguesa, 1901-1912; Livros de registo de passaportes.

9 Analisei a abordagem analítica dos sistemas mais pormenorizadamente em Borges (2000).

10 Esta expressão foi utilizada em O Algarve, em Março de 1910.

11 Para uma panorâmica geral da situação económica existente no Algarve no início do século XX, ver Cabreira (1918). Para análises contemporâneas dos efeitos destas crises, ver Brites (1914); e Louro (1929).

12 Nugent (1992); Castro (1991); Kaesemeyer (1969).

13 Para uma perspectiva geral da posição ocupada por estes três países no contexto das migrações transatlânticas, ver Nugent (1992), pp. 111-135, 149-162.

14 Gould (1979), p. 618. Ver também Moya (1998), pp. 95-120.

15 O Algarve, 24/10/1911, p. 2.

16 Exemplos ilustrativos de comentários sobre a Argentina em: O Algarve, 28/11/1909, p. 3; 20/10/1912, p. 1; 27/4/1924, p. 1; 17/4/1927, p.1; O Sul, 20/10/1912, p. 3; 5/10/1913, p. 2; Ecos do Sul, 23/3/1912, p. 2; 27/4/1912, p. 2; 13/4/1913, p. 2; Correio do Sul, 5/10/1924, p. 1; 30/10/1924, p. 1. Comentários sobre o Brasil em: O Algarve, 26/4/1908, p. 2; 21/4/1912, p. 1; 16/2/1913, p. 1; 21/12/1913, p. 3; 11/12/1921, p. 2; Ecos do Sul, 23/3/1912, p. 2; 27/4/1912, p. 2; 30/8/1913, p. 2; Correio do Sul, 5/10/1924, p. 1; 30/10/1924, p. 1. Comentários sobre os Estados Unidos: O Algarve, 26/4/1908, p. 2; 21/4/1912, p. 1; 21/12/1913, p. 2; 1/11/1913; O Heraldo, 22/3/1913, p. 2; 28/3/1914; Correio do Sul, 21/2/1921, p. 2.

17 Marques (1991), pp. 519-521

18 Borges (2000), Quadro 3, pp. 200-201.

19 Borges (2000), pp. 180-187.

20 Analisei esta dinâmica em Borges (2000), pp. 182-183. Uma panorâmica do papel das mulheres na migração transatlântica em Moch (1992), pp. 130-131, 153-154; Simon e Brettell (1985); e Gabaccia (1994).

21 Para panorâmicas das políticas de imigração, ver Castro (1991); Kaesemeyer (1969); Silva et al. (1987); e Bernard (1980).

22 Para uma análise das políticas de migração dos Estados Unidos e a sua influência na migração portuguesa para este país, ver Baganha (1990), pp. 51-93.

23 Movimento da População, 1917-1921, pp. 36-37; Livros de registo de passaportes, 1925 e 1930.

24 Kaesemeyer (1969), cap. 4; Alonso (1960), pp. 143-249.

25 Resolução n.º 34 do Conselho de Imigração e Colonização, in Alonso (1960), pp. 160-161.

26 Pinto (1993).

27 O Algarve, 14/11/1920, p. 1.

28 Kaesmeyer (1969), pp. 67-68; Alonso (1960), pp. 59-61. É claro que, com o tempo, os imigrantes desenvolveram formas de tornear estas restrições através de meios legais e ilegais. Ver Ramos (1977).

29 Alsina (1912); Castro (1991); Silva et. al. (1987); Stahringer de Caramuti (1975).

30 Stahringer de Caramuti (1975); Rissech (s.d.); Devoto (2001).

31 Para uma análise do papel das redes sociais na migração algarvia para a Argentina, ver Borges (1997); e Borges (2003).

32 Para uma introdução ao grande número de estudos académicos sobre as redes migratórias, ver Baily (1982); Devoto (1988); Boyd (1989); Tilly (1990); Hoerder (1997); entre outros.

33 Baganha (1990), pp. 250-319; Rogers (1980).

34 Diggs (1941); Williams (1982), pp. 10-29.

35 Brown (1944); Graves (1977); Williams (1982), pp. 30-50.

36 Baganha (1990), pp. 257-259.

37 Borges (1997).

38 Para uma perspectiva geral da história e características socioeconómicas de São Brás, ver Louro (1929).

39 Cálculo baseado em Censo da população de Portugal, 1920; Movimento da População, 1917-1921.

40 Louro (1929), p. 180.

41 Também havia um fluxo regular de operários qualificados para Marrocos, mas a sua análise ultrapassa o âmbito do presente artigo.

42 Serrão (1976).

43 Este fluxo é mais pormenorizadamente analisado em Borges (1997).

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Marcelo J. Borges, «Muitas américas: padrões de migração transatlântica e escolha do destino no sul de portugal (séculos XIX e XX)»Ler História, 56 | 2009, 83-104.

Referência eletrónica

Marcelo J. Borges, «Muitas américas: padrões de migração transatlântica e escolha do destino no sul de portugal (séculos XIX e XX)»Ler História [Online], 56 | 2009, posto online no dia 15 outubro 2016, consultado no dia 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/lerhistoria/1957; DOI: https://doi.org/10.4000/lerhistoria.1957

Topo da página

Autor

Marcelo J. Borges

Departamento de História, Dickinson College, EUA

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search