Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros55Dossier: História Conceptual no M...Apresentação

Dossier: História Conceptual no Mundo Luso-Brasileiro. 1750-1850

Apresentação

Algumas notas sobre história conceptual e sobre a sua aplicação ao espaço atlântico ibero-americano
Javier Fernández Sebastián
p. 5-15

Notas do autor

Foi em resposta ao amável convite dos editores, em especial da minha colega e amiga Fátima Sá que escrevi as seguintes páginas de apresentação do dossier sobre «História conceptual no mundo luso-brasileiro». Sem nenhuma preocupação teórica procuro oferecer através delas aos leitores da revista algumas reflexões avulsas sobre o sentido da história conceptual no nosso contexto, tal como o vejo, seguidas de uma breve descrição do projecto conhecido como «Iberconceptos» que de certo modo constitui o viveiro académico em que se desenvolveram os primeiros frutos de uma história conceptual ibero-americana entre os quais se contam os trabalhos reunidos neste numero monográfico (no contexto espanhol este trabalho inscreve-se nas actividades do Grupo de Investigação em Historia intelectual de la política moderna do Sistema Universitário Vasco: IT-384-07). Irei prescindir de todo o aparato crítico incluindo as referências quase obrigatórias à obra de Reinhart Koselleck, sem dúvida o autor mais original e estimulante do século XX neste ramo do saber histórico.

Texto integral

1O ofício de historiador baseia-se em boa medida numa atenta escuta das vozes do passado. Dado que essas vozes chegam até nós sob a forma de textos, essa escuta assume quase sempre o carácter de uma interpretação. A escuta que praticamos como profissionais da história está, nesse sentido, filtrada pela hermenêutica. Por uma hermenêutica que se sabe ser ela mesma histórica, já que não só a linguagem dos sujeitos «historiados» está datada mas também a nossa o está irremediavelmente, a da nossa própria época – passageira, como todas – e a linguagem dos historiadores em particular.

  • 1 Usamos aqui a expressão «história conceptual» em sentido lato de modo a abarcar não só a Begriffsge (...)

2Não estão também a coberto dessa omnipresente historicidade – e dos efeitos corrosivos que ela trás consigo – as ferramentas e categorias teóricas, com pretensões até certo ponto meta-históricas, que alguns «historiadores conceptuais»1 têm vindo a forjar há décadas e pondo ao serviço de todos os que se interessam pela análise do passado; ou melhor «dos passados». Passados múltiplos não só pela razão óbvia de que essa dimensão do tempo é demasiado extensa para se deixar prender numa etiqueta unitária, cujo referente temos tendência a imaginar como algo uniforme (por isso preferimos falar de uma multiplicidade de passados, do mesmo modo que existe, existiu e possivelmente existirão muitos presentes e muitos futuros), mas também porque até um mesmo segmento cronologicamente limitado desse passado está sujeito a interpretações mutáveis ao longo do tempo.

3A necessidade de modificar de quando em quando essas interpretações prende-se também com a descoberta de novas fontes ou com o estabelecimento de hipóteses alternativas, com a viagem no tempo das sucessivas gerações de «contemporâneos» (cujo ponto de vista se vai deslocando segundo o desenrolar do fio desse «itinerário temporal»). Uma «viagem no tempo» que ajusta essas transformações semânticas, que, com a passagem das décadas e dos séculos, se produzem inexoravelmente nas línguas, afectando sobretudo neste caso os vocabulários da sociedade e da política. De facto, a historicidade da linguagem é por si mesma uma razão suficientemente poderosa para exigir uma revisão periódica das nossas narrativas do passado, sobretudo na medida em que aspiremos a «recuperar» para as pessoas do nosso tempo um «estado da língua», obsoleto e em desuso que no entanto esteve em pleno vigor na sua época, proporcionando às gerações coetâneas os grandes marcos de inteligibilidade que deram sentido à sua existência e às suas acções. Talvez não seja inútil lembrar que esses actores históricos viveram a sua vida no presente, tal como nós, por mais que hoje, vistos à distância apareçam inevitavelmente desvanecidos para sempre, esbatidos na névoa de um tempo passado que se esfumou.

4Sabemos que os discursos são uma parte essencial da acção política e não dois tipos de entidades contrapostas, como às vezes se continuam a apresentar a partir de uma perspectiva historiográfica apegada às velhas dicotomias da história social e da história das ideias: «ideias» versus «actos», superstrutura versus infra-estrutura, discursos versus acção e assim sucessivamente. Dicotomias que devem ser superadas, já que linguagem e realidade são duas faces inseparáveis da mesma moeda: a linguagem é parte – e parte substancial – da «realidade», e a «realidade» só pode ser construída – e apreendida – através da linguagem.

5Também a investigação histórica, que tira partido da distância cronológica em relação aos fenómenos estudados – e, neste sentido, apesar de estar obrigada a evitar os anacronismos, não pode deixar de ser consciente e controladamente «anacrónica» –, se baseia num certo número de conceitos operativos e um tipo especial de discurso, o discurso historiográfico, dotado dos seus próprios protocolos retóricos de legitimação. De modo que, tendo em conta que tanto a política do passado como a historiografia do presente concedem um relevo especial a certas palavras cruciais, pode suceder que esses vocabulários, parcialmente sobrepostos, mostrem um certo grau de afinidade, e inclusivamente de confusão entre si (algo semelhante se poderia dizer mutatis mutandis da politica do presente em relação à historiografia do passado). Chegados a este ponto bastará recordar os conceitos reunidos neste dossier: América, cidadão, constituição, federalismo e história, para o caso do Brasil; liberalismo, nação, opinião pública, povo e república, para o caso português. Conceitos que estavam ainda a erigir-se em pilares sobre os quais se começava a elevar o imaginário e o mundo discursivo e institucional das elites políticas luso-brasileiras da era das revoluções, mas que continuam hoje – pelo menos alguns deles – a ser noções fundamentais para o trabalho historiográfico e também para outras ciências sociais, políticas e jurídicas (pensemos nos conceitos de história, liberalismo, América, povo e república, por um lado, ou nos de cidadania, constituição, federalismo ou opinião pública, por outro). É evidente que o modo como estes conceitos eram manejados e compreendidos pelos escritores, publicistas e políticos luso-brasileiros não era o mesmo em 1750, em 1800 e em 1850, mas também é certo que, desde esse tempo, esses mesmos conceitos acumularam muitas mais experiências, positivas e negativas, arrastaram e mobilizaram incontáveis emoções e expectativas, umas cumpridas e outras frustradas, serviram de base a inúmeras práticas, leis e instituições, viram aguçar-se algumas das suas arestas e limarem-se outras, e o peso dessas ilusões, realizações e desenganos, de todas essas esperanças e decepções, gravita sobre essas palavras, usadas com profusão nos discursos políticos e sociais, e no mundo intelectual durante os dois últimos séculos.

6As palavras são, pois, as mesmas, mas não os conteúdos e vivências a elas associados. Daí resulta que seja exigível que o historiador se esforce por separar com nitidez em todos os momentos a sua própria voz das vozes dos agentes estudados, ou seja, a linguagem do saber histórico da linguagem das fontes. Exigência tanto mais necessária e tanto mais difícil quanto, como já foi dito, continuamos em grande medida a servir-nos do mesmo vocabulário que começou a adquirir novos sentidos há pouco mais de duzentos anos. Nessas condições, o risco de subtrair a esses sujeitos históricos a sua linguagem e os seus pensamentos para sobre eles projectarmos os nossos próprios conceitos e preocupações é, sem dúvida, muito alto.

7Pois bem, é esse mesmo léxico, então florescente e hoje gasto – o léxico de uma modernidade então brilhante e conquistadora, e actualmente tardia e cansada –, o principal objecto das nossas pesquisas no projecto «Iberconceptos». Não nos compete agora analisar a crise desse vocabulário mas antes alinhar algumas notas a partir do tempo em que escrevemos já que a escrita da história não é alheia ao Zeitgeist.

8Enquanto cidadãos e enquanto historiadores estamos conscientes, ainda que obscuramente, de estarmos a atravessar um novo tempo, cheio de incógnitas, desde as últimas décadas do século XX. Os analistas sociais dizem-nos que estamos imersos num novo processo de transição mas não sabemos bem para onde nos dirigimos. Por agora trata-se de um «lugar» politico-intelectual desconhecido relativamente ao qual não dispomos de uma denominação geralmente aceite. Carecemos de um mapa conceptual alternativo que nos permitiria eventualmente orientarmo-nos e reconhecermo-nos num meio ideológico diverso daquele que se gerou na era das revoluções. Em qualquer caso, intuímos que muitos conceitos desse velho mundo que ainda é o nosso, já não servem ainda que não tenhamos com que os substituir. Vivemos, pois, num mundo com níveis muito elevados de incerteza no qual os nossos marcos de inteligibilidade parecem frequentemente envelhecidos, instáveis e inapropriados; uma circunstância que provavelmente tem alguma relação com o crescente interesse pela história conceptual.

9Pois bem, é precisamente o distanciamento reflexivo de alguns pressupostos categorizadores dessa modernidade política nascente o que torna possível dirigir um olhar crítico e até certo ponto «exterior» a alguns conceitos capitais dessa modernidade hoje em parte emurchecida. E não deixa de ser paradoxal que para tirar o máximo partido da vantagem da nossa assincronia tenhamos de esforçar-

10-nos por entender os actores históricos – neste caso portugueses e brasileiros de 1750 a 1850 – nos seus próprios termos, sobretudo na medida em que não coincidem com os nossos.

11Justamente a tentativa de estabelecer com a maior clareza possível esta distinção entre a linguagem dos historiadores e a dos «historiados» – em que consiste substancialmente a nossa aposta numa história conceptual – poderia resultar na melhor maneira de nos aproximarmos da visão que as gerações que nos precederam tinham dos objectos políticos e sociais. Aproximarmo-nos de uma conceptibilidade diversa e, não o esqueçamos, internamente conflitual, corresponde, paradoxalmente, a tomarmos consciência do que dela nos separa. Ou, dito de outro modo, quanto melhor compreendermos os agentes do passado nos seus próprios termos, mais distantes nos sentimos do seu modo de ver o mundo e mais capacitados ficamos, portanto, para assinalar e descrever essas diferenças aos nossos contemporâneos. O que, como se verá nos ensaios que compõem este dossier, não quer de nenhuma forma dizer que exista qualquer coisa como um único conceito de povo dos portugueses da primeira metade do século XIX, um conceito brasileiro de América, outro de federalismo e assim sucessivamente. Por mais que os lexicógrafos da época – de Rafael Bluteau a António de Morais – se esforçassem por resgatar as palavras da língua portuguesa de ambos os lados do Atlântico e fixar um significado, ou uma série de acepções para cada uma, essa maneira de abordar o problema tem uma utilidade limitada para o historiador conceptual (excepto, naturalmente, como fonte; e como fonte autorizada que remete para uma louvável tentativa dos dicionaristas para registar uma rede de significados socialmente compartilhados).

12Com efeito, de forma distinta do trabalho dos lexicógrafos, a nossa aproximação histórico-conceptual não aspira de modo nenhum a fixar uma definição unívoca, e universalmente aceite pelos falantes de cada época, para cada termo socio-político. As fontes mostram, pelo contrário, que tais termos eram constantemente invocados de forma polémica por diferentes actores, e às vezes pelo mesmo autor, com significados e propósitos muito diversos. Haveria, pois um amplo leque de usos e jogos de linguagem, parcialmente coincidentes, é certo, mas também parcialmente discrepantes e contraditórios. A partir desse heteróclito corpus de textos, o historiador actual pode tentar assinalar algumas regularidades, e inclusivamente arriscar algumas descrições estilizadas, mediante o recurso a tipos ideais. São essas elaborações do historiador que, sacrificando à simplificação, nos permitem, por exemplo, falar de um certo conceito de opinião pública ou de nação em Portugal ou no Brasil de meados do século XIX (sobretudo para os diferenciar do conteúdo atribuído a esses mesmos termos noutras coordenadas espaciais ou temporais). Mas o uso concreto dessas noções, a sua presença empírica nas fontes, de nenhum modo se submete a essas simplificações, e portanto, cometeríamos um erro se entendêssemos que o objectivo do historiador conceptual consiste em fixar um único significado para cada palavra para cada tempo e país. É possível, até certo ponto, dizer de uma forma precisa o significado de certas palavras, mas os conceitos básicos, como nos ensinou Koselleck, não podem ser definidos, pois que como consequência de complexos processos históricos, concentram à volta de uma palavra um feixe de experiências, expectativas e questões em disputa. Ao fim e ao cabo, definir é fixar um significado para, desse modo – como revela a etimologia do vocábulo – dar por definitivamente resolvido o debate acerca do seu sentido. Mas no devir histórico a semântica dos conceitos-guia que acompanham, originam e engendram esses processos não pode nunca reduzir-se a uma fórmula clara, estável e precisa, isto é, não podem definir-se. Tal semântica está, pelo contrário, sempre aberta à discussão, a novas tentativas de redescrição retórica por parte dos utilizadores da língua – em particular por parte de políticos, intelectuais e ideólogos – e não podemos nunca dá-la por encerrada.

13Também a importância relativa de uns e outros conceitos varia com o tempo. Nem todos os conceitos políticos ocupam obviamente uma posição central nos discursos de forma permanente. Mais: pode acontecer que a relevância de certas noções incipientes só seja apreciada alguns anos depois do seu aparecimento. Este é um terreno em que se corre particularmente o risco de incorrer sem querer naquele tipo de anacronismos a que nos referimos mais acima, em que a linguagem dos historiadores interfere – e em certos momentos chega a suplantar – a linguagem dos historiados. A sobrevalorização de um dado ideológico pouco relevante do passado em função do que veio depois, como se se tratasse de um antecedente necessário ou de algo que desencadeia os acontecimentos ou teorias posteriores é, como denunciou Quentin Skinner, uma modalidade de «mitologia» que ele denominou prolepsis. O anacronismo proléptico é nestes casos uma forma de «ilusão óptica» que nos leva a perceber erroneamente como distante o que na realidade se encontra bastante mais próximo. Sabemos, por exemplo, que certos conceitos manejados pelo nacionalismo populista-romântico alemão, e posteriormente pela juventude bündish ou pelos movimentos völkish prévios à eclosão do nazismo, só mostraram a sua verdadeira capacidade mobilizadora – e em certos casos mortífera – no decurso do rápido processo de radicalização e brutalização da política que acompanhou a crise dos anos 30. Ou, para nos mantermos dentro dos limites cronológicos deste dossier, a potência elocutória e perlocutória de conceitos de cunho enciclopedista e/ou rousseauniano tais como volonté générale, égalité, ou vertu républicaine só chegaria a manifestar-se algum tempo depois nas fases mais radicais da década revolucionária francesa. Mas autorizam-nos estes dados a conceder uma importância retrospectiva a tais conceitos nos períodos anteriores ao nazismo ou à revolução francesa, respectivamente, como se neles estivesse contido em gérmen todo um programa de acção? Era essa, desde logo, a tentação da velha história das ideias, que explicava muitas vezes os processos políticos e intelectuais em termos de «influências» de uns autores sobre outros, ou do influxo de certas ideias sobre os agentes políticos colectivos ou os movimentos sociais. Felizmente, a história dos conceitos e dos discursos, uma área de que este número da Ler História oferece uma boa amostra, começa a ver as coisas de uma maneira um pouco mais complexa. Nesta nova perspectiva o que interessa é sobretudo o uso que os agentes faziam dessas noções ou recursos linguísticos em situações e contextos concretos em prol das suas estratégias de persuasão ou da sua vontade de modificar ou conservar a situação política e social vigente (uma perspectiva que conviria completar com os contributos da nova história cultural sobre a circulação e consumo do impresso, etc.).

14Além disso, posto que as experiências dos agentes históricos tenham ido deixando a sua marca na linguagem, o historiador pode indagar e interpretar essas marcas, sem deixar de ter presente que a possibilidade de viver tais experiências pressupõe que os agentes dispusessem necessariamente de certas noções e categorias prévias, pois a realidade social está linguisticamente constituída. É precisamente essa dialéctica entre noções e experiências que a história conceptual se esforça por trazer à luz, procurando mostrar as complexas relações de vai-vem que certas palavras e certos tipos de discurso mantêm com as mutáveis circunstâncias históricas.

15Mas para chegar a tudo isto é preciso começar por escutar com humildade as vozes daqueles que nos precederam. Não para os julgar, nem para assinalar a partir da arrogância da posteridade onde acertaram e onde erraram; menos ainda para tomar as suas palavras como pretexto para as nossas querelas ideológicas actuais; simplesmente, para tentar compreender o que diziam, como o diziam e para que o diziam. Se nos conseguirmos aproximar desse ideal, podemos razoavelmente esperar entender um pouco melhor as suas próprias inquietações e conflitos, que não são exactamente os nossos, e até é possível que isso nos ajude a entendermonos melhor a nós mesmos.

* * *

  • 2 O título completo do projecto é o seguinte : «El mundo atlántico como laboratório conceptual (1760- (...)

16Os dez trabalhos que integram este dossier da Ler História representam outras tantas tentativas de esboçar um panorama geral do surgimento de alguns conceitos centrais da modernidade política em Portugal e no Brasil. Estes artigos constituem versões corrigidas de alguns dos textos apresentados no Congresso Internacional El lenguaje de la modernidad en Iberoamérica (Madrid, 26-29 de Setembro de 2007). Aquele Congresso representou o culminar da primeira fase do projecto internacional de investigação «Iberconceptos»2, que arrancou há três anos com a decisão de meia centena de investigadores de analisar historicamente em paralelo uma dezena de conceitos em nove países da comunidade ibero-americana durante a fase de transição para a modernidade (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e Venezuela).

17Os noventa textos resultantes, classificados por blocos alfabéticos precedidos de uma dezena de ensaios transversais de síntese comparativa – um por cada conceito – integrarão o primeiro volume de um Diccionario político y social del mundo iberoamericano. Conceptos políticos en la era de las revoluciones, 1750-1850, que será publicado em breve pelo Centro de Estudios Políticos y Constitucionales.

18Os coordenadores das equipas portuguesa e brasileira, Fátima Sá e Melo Ferreira e João Feres Júnior, respectivamente, seleccionaram os dez artigos do dossier, cinco referentes ao Brasil, e os cinco restantes a Portugal, com o objectivo de oferecer aos leitores luso-falantes uma amostra dos primeiros resultados deste projecto. Um projecto que supõe a aplicação à nossa comunidade cultural, e a introdução na nossa comunidade académica de historiadores, dessa nova perspectiva metodológica que referimos nas páginas anteriores com o título de «História Conceptual».

19Recentemente integraram-se no projecto outros três grupos de investigadores – que trabalharão sobre a área do Caribe-Antilhas hispânicas, América Central e Uruguai – de modo que na actualidade participam nesta aventura intelectual mais de oitenta investigadores pertencentes a uma dezena de equipas nacionais e regionais que esperamos contribuam com materiais para um segundo volume do citado Diccionario iberoamericano em finais do próximo ano. Nesta segunda fase – biénio de 2008/2009 – trabalharemos em concreto sobre os conceitos de Civilização, Democracia, Estado, Independência, Liberdade, Ordem, Partido/Facção, Pátria/Patriotismo, Revolução e Soberania.

20É propósito dos integrantes do projecto desenvolver um estudo sistemático comparado da transformação dos conceitos políticos básicos nos países de língua espanhola e portuguesa, de ambos os lados do Atlântico, entre meados do século XVIII e meados do século XIX. Ou seja, desde as reformas bourbónicas e pombalinas até ao encerramento da primeira vaga de revoluções liberais e à cristalização dos novos estados independentes.

21Ainda que a maioria desses conceitos fundamentais, desde as suas raízes remotas no mundo clássico greco-romano, tenham já atrás de si um longo percurso histórico, entendemos que a fase crucial de transformação semântica que mudou profundamente as linguagens políticas e sociais no nosso âmbito histórico-cultural se iniciou com a crise dinástica, bélica e constitucional de 1807/1808 que afectou em cheio ambas as monarquias ibéricas. Esse momento decisivo deu lugar a um período de instabilidade que se prolongaria durante décadas. Tendo em conta a multiplicidade de experiências constitucionais em toda a região, a dificuldade de fixar limites e fronteiras entre as unidades políticas nascentes que se atribuíam – e discutiam entre si – a soberania, o balanço precário, enfim, da transição entre o mundo tradicional e as novas práticas e categorias políticas, não é exagerado caracterizar o dito período como um gigantesco laboratório aberto à experimentação política. As experiências foram, no entanto, muito variadas, e salta à vista desde o primeiro momento o contraste entre a via monárquica, menos traumática, adoptada inicialmente na área luso-brasileira, e os múltiplos conflitos bélicos que a crise dinástica desencadeou na Monarquia espanhola, que – depois de algum ensaio efémero e frustrado monárquico-imperial – se fragmentou numa multidão de Repúblicas do lado americano do Atlântico.

22«Iberconceptos» – propõe-se aplicar os métodos da história conceptual às sociedades hispano e luso falantes e aspira a transcender os marcos nacionais da historiografia para ir lançando as bases de um novo tipo de história político-intelectual atlântica, com os olhos postos numa história global. Ainda que seja talvez demasiado cedo para o referir, cabe pensar num salto posterior a este primeiro estádio de comparação «interna» no Atlântico hispano-luso para uma segunda fase mais ambiciosa na qual nos poderíamos propor colocar em paralelo os conceitos e discursos políticos das nossas sociedades com os de outros âmbitos históricos e culturais próximos e aparentados, mas ao mesmo tempo bastante diferentes, como são os casos desses outros Atlânticos vizinhos, de língua inglesa ou francesa, sacudidos por vastas revoluções em finais do século XVIII. Mas, mesmo no estádio actual há que reconhecer que o pôr em marcha de projectos como este, de dimensão regional, transnacional, tem de vencer ainda muitas inércias e resistências. À partida, por razões de operatividade e eficácia na investigação, as equipas constituídas cingem-se na sua maioria – com excepção dos grupos Antilhano-caribenho e Centro Americano – às actuais fronteiras nacionais (o que não deixa de implicar, à partida, um certo anacronismo). O esforço comparativo, por agora, concentra-se nos ensaios de síntese transversal que os coordenadores de cada um dos conceitos estudados se encarregaram de redigir com base nos artigos elaborados para cada um dos espaços ou países estudados.

23O objectivo final é, em suma, analisar como e porquê um vocabulário em boa medida comum ao mundo atlântico apresenta historicamente, em função das circunstâncias políticas e sociais próprias de cada área e de cada país, modos por vezes fortemente contrastados de entender as práticas, as categorias e as instituições da vida política.

24Seria desejável que os resultados deste laboratório historiográfico chegassem mais além dos círculos de historiadores especializados. A mudança de paradigma que supôs nas últimas décadas a viragem cultural, linguística e hermenêutica nas ciências históricas e sociais pôs em evidência que não existem factos sem interpretações, e que, pela sua própria natureza, estas dependem em alto grau da perspectiva do intérprete. Uma reflexão aplicável não apenas aos agentes do passado, mas também aos estudiosos do presente (e aos historiadores do futuro). Além dos historiadores, também os especialistas em ciência política, juristas, filósofos políticos, sociólogos, linguistas, etc. deveriam ser sensíveis a uma semântica histórica que nos vacina contra a sensação essencialista de uma supostamente neutra e atemporal «perspectiva cavaleira» sobre o passado, para recuperar as conceptualidades mutáveis de esses mundos passados, de há dois, três, quatro ou mais séculos. Significados muitas vezes semienterrados, em grande medida alheios aos nossos padrões de compreensão da realidade actuais, por muito que a presença das mesmas palavras e a simples preguiça intelectual gerem muitas vezes a ilusão da transparência. Em lugar de dar por assente a continuidade e a equivalência dos significados que manejamos todos os dias na ciência e na vida corrente para dar sentido ao mundo com as tramas conceptuais dos nossos antecessores, a tomada de consciência dessa distância, dessa alteridade semântica torna-nos mais sábios e mais cépticos. Seguramente também menos propensos a utilizar interessadamente o passado para travar batalhas político-ideológicas do pressente.

* * *

25Sugerimos no início destas palavras de apresentação que escrever história é uma actividade datada. Também o é, certamente, a leitura dos textos historiográficos. De facto a inscrição no tempo de um punhado de artigos histórico-conceptuais como os que se encontram aqui reunidos opera tanto sobre a sua escrita como sobre a sua recepção. Ler história – além de um belo título para uma revista – é também uma actividade situada no tempo. Quem quer que leia história fá-lo a partir de um presente. É um leitor datado e, na medida em que a matéria-prima do historiador conceptual consiste na impressão que sobre a palavra em sociedade vai deixando o fluir do tempo, enquanto o tempo for fluindo e a linguagem evoluindo com ele, será necessário olhar periodicamente para trás para «traduzir» aos leitores das gerações sucessivas os conceitos desvanecidos de outros presentes anteriores, que se irão fundindo cada vez mais no abismo do passado. E, naturalmente, como sabem muito bem os historiadores da historiografia, também as publicações historiográficas funcionam elas mesmas como (involuntárias) fontes históricas. Se dentro de algumas décadas algum investigador ou leitor passear o seu olhar desperto pelos artigos que compõem este dossier, provavelmente poderá aprender e descobrir tanto sobre nós, sobre o tipo de prática historiográfica que interessava e ocupava – neste caso os historiadores brasileiros e portugueses da primeira década do século XXI, como sobre a conceptualidade nascente em ambas as margens do Atlântico luso na transição entre os séculos XVIII e XIX.

26Para terminar, só me resta voltar a agradecer a tribuna que tão generosamente me concedeu Fátima Sá para apresentar aos leitores de língua portuguesa este projecto, que esperamos continuar nos próximos anos.

Topo da página

Notas

1 Usamos aqui a expressão «história conceptual» em sentido lato de modo a abarcar não só a Begriffsgeschichte de matriz alemã, mas também a história da linguagem e dos discursos dominante no mundo anglófono, ou as diversas modalidades de aproximação linguística ou conceptual à história da política e do político presentes no cenário académico francês. Entre essas ferramentas heurísticas e categorias a que aludimos, em parte baseadas na filosofia da linguagem do século XX, encontram-se algumas tão conhecidas e consagradas como «actos da fala», «jogos de linguagem», « linguagens políticas», «campo de experiência», «horizonte de expectativa», etc.

2 O título completo do projecto é o seguinte : «El mundo atlántico como laboratório conceptual (1760-1870). Hacia un Diccionario histórico del lenguaje político y social en Iberoamérica».

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Javier Fernández Sebastián, «Apresentação»Ler História, 55 | 2008, 5-15.

Referência eletrónica

Javier Fernández Sebastián, «Apresentação»Ler História [Online], 55 | 2008, posto online no dia 16 outubro 2015, consultado no dia 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/lerhistoria/2179; DOI: https://doi.org/10.4000/lerhistoria.2179

Topo da página

Autor

Javier Fernández Sebastián

Universidad del País Vasco (Bilbau, Espanha)

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search