Navegação – Mapa do site
Dossier: I Guerra Mundial, Globalização e Guerra Total

Apresentação

Maria Fernanda Rollo e Ana Paula Pires
p. 9-10

Texto integral

  • 1 Hew Strachan, «Introduction» in The Oxford Illustrated History of the First World War, (Ed.) Hew St (...)

1Na introdução da Oxford Illustrated History of the First World War, o historiador britânico Hew Strachan afirma serem habitualmente utilizadas três palavras para explicar a Grande Guerra: global, total e moderna1. O conjunto dos adjectivos, no seu significado individual e na sua forma agregada, é o mínimo necessário para ilustrar a dimensão atingida por uma conflagração que foi realmente mundial. O termo torna-se geograficamente preciso; apesar de nem todos os países terem sido beligerantes, os impactos da conflagração sentiram-se no mundo inteiro, transformando a guerra de 1914-1918 num acontecimento verdadeiramente transnacional. Entre tantos efeitos, a Grande Guerra significou uma alteração duradoura na hierarquia das potências, confirmando a perda do domínio da Europa e a posição hegemónica dos Estados Unidos da América.

  • 2 The Great War in History: Debates and Controversies, 1914 to the Present, (Ed.) Jay Winter and Anto (...)

2O dossier temático I Guerra Mundial. Globalização e Guerra Total inclui textos de investigadores que desenvolvem o seu trabalho em universidades de cinco países diferentes. Os seus artigos, para além de serem demonstrativos do crescimento da comunidade académica envolvida no estudo da I Guerra Mundial, são um bom revelador das mudanças historiográficas e do renovado interesse que esta área de estudos tem suscitado, o que nomeadamente tem permitido aprofundar o conhecimento sobre os impactos do conflito, compreendendo-os para além do campo estritamente militar a que maioritariamente se confinavam. O dinamismo alcançado pela historiografia da Grande Guerra em evidente crescimento ao longo dos últimos vinte anos, de que é subsidiário o conjunto de trabalhos que este dossier integra, reflecte ainda a forma como a categoria histórica «Primeira Guerra Mundial» tem vindo a ser construída, em diferentes contextos, beneficiando de narrativas nacionais complementares2.

3O conjunto das contribuições reunidas neste dossier procura salientar, abordando algumas das suas vertentes, a dimensão global do conflito, e contribuir para a construção de uma história comparada do conflito; aproximando estudos e autores da «frente interna» e académicos que se especializaram na análise militar e sócio-cultural da guerra em diferentes países, num esforço de leitura transnacional que integra experiências de beligerância e não beligerância.

4Aos autores que aceitaram colaborar neste volume, o nosso sincero agradecimento pela disponibilidade imediata com que aceitaram o convite e pelo empenho que dedicaram à elaboração de textos de tão elevada qualidade que tanto prestigiam este trabalho colectivo e a revista que o publica.

Topo da página

Notas

1 Hew Strachan, «Introduction» in The Oxford Illustrated History of the First World War, (Ed.) Hew Strachan, Oxford/New York, Oxford University Press, 1998, pp. 1-2.

2 The Great War in History: Debates and Controversies, 1914 to the Present, (Ed.) Jay Winter and Antoine Prost, Cambridge, Cambridge University Press, 2005, p. 2.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Maria Fernanda Rollo e Ana Paula Pires, « Apresentação », Ler História, 66 | 2014, 9-10.

Referência eletrónica

Maria Fernanda Rollo e Ana Paula Pires, « Apresentação », Ler História [Online], 66 | 2014, posto online no dia 26 Abril 2015, consultado no dia 23 Outubro 2017. URL : http://lerhistoria.revues.org/686

Topo da página

Direitos de autor

Licence Creative Commons
Ler História está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Topo da página
  • Logo ISCTE-IUL
  • Logo FCT
  • Revues.org